Como organizar viagem em família

férias em família

Oie! Tudo bem com vocês? Hoje vim prestar um serviço de utilidade pública kkkkkkkkkkkkk. Todos os anos (já há seis anos) eu organizo as férias anuais da família e vou dar algumas dicas para quem vai fazer isso. Talvez minhas dicas te ajudem a passar menos raiva. Pode ter certeza que o estresse vai rolar, mas podemos amenizá-lo. 

Primeiro, muita calma nessa hora, tudo que envolve muita gente (no meu caso 13 pessoas) é complicado. Você nunca vai agradar a todos. Mas, pelo menos, dá para ir bem com a maioria. A primeira coisa a fazer, lógico, é decidir o destino. Aí é partir para pesquisar preço de passagens e aluguel de casa.

As duas primeiras viagens que fizemos (quando eram só dois casais) optamos por comprar pacote em uma operadora de turismo. Foi o que me pareceu mais simples. Mas, quando o grupo aumentou mudamos a estratégia. Nesse caso, alugar uma casa é mais vantagem. Acaba ficando mais barato e mais confortável.

Aí alguém pode dizer: ah, mas teremos que limpar casa, cozinhar. Ok. Essa é a parte ruim, ou, nem tanto. Se o dinheiro estiver sobrando, contrate alguém para fazer a limpeza. Cozinhar vai ser raro, a não ser que queiram jantar em casa (minha família gosta), porque vocês vão passar o dia todo fora. Se o dinheiro não estiver sobrando, limpe você mesmo. No meu caso, estabelecemos que cada um é responsável pelo seu espaço. Além disso, a regra é “sujou, lavou” (louça).

Passagens

Bom, voltemos à viagem. Em relação às passagens, o negócio é pesquisar mesmo. Não tem fórmula mágica. Ajuda muito se você comprar com bastante antecedência. Por exemplo, nossa viajem é sempre em janeiro, então começamos a pesquisar em abril. Este ano está tudo bem mais caro. Mas, a situação é geral.

Preste bastante atenção aos horários de saída e chegada dos voos. Chegar em um lugar estranho à noite ou de madrugada não é interessante. Pense que você terá que se deslocar até a casa alugada que pode não ser perto do aeroporto. O mesmo vale para a volta.

Ah, dica importante. Tente que todos os integrantes do grupo consigam passagens nos mesmos voos ou próximo disso. É um porre ficar horas no aeroporto esperando todos chegarem.

Transporte

Sempre alugamos carro. Como não estamos presos a um pacote de turismo, o carro nos dá a mobilidade ideal e não estamos presos a horários. A desvantagem é que se você não pensar antes em quais lugares pretende visitar pode ficar perambulando feito barata tonta e perder um tempo precioso de férias indo a lugares que não são tão legais.

Dica – Pesquise com antecedência os melhores lugares para se visitar no seu destino.

Casa

A casa sempre alugamos por meio do site Alugue Temporada. É 100% confiável? Não posso afirmar isso. O que posso dizer é que nunca tivemos problema. Já alugamos casas em Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Seguro (BA).

O que eu procuro sempre é no mínimo cinco quartos, porque somos quatro casais mais os filhos. Se fosse todo mundo solteiro seria mais fácil, porque poderia ser menos quartos com mais camas. Quando é assim as exigências são muitas e vai ficando mais difícil achar casas adequadas.

De todos os lugares por onde passei, Porto Seguro foi o que tinha as piores casas (em termos de conforto) e os valores mais altos. Me espantei na verdade.

Cuidados com o aluguel

Tente se precaver de todas as formas para não ter o desprazer de chegar no destino e não ter casa pra ficar. Isso acontece muito. Fale com os proprietários, peça referências, entre em contato com comerciantes vizinhos, por exemplo, para saber se a casa existe de fato, se já houve reclamações. Peça também um contrato registrado em cartório (melhor prevenir), até porque você terá que pagar metade do aluguel adiantado e a outra parte quando entrar na casa.

Dicas

– Se o grupo inclui pessoas idosas, pense em acessibilidade e conforto.

– Veja se a casa é bem localizada

– Se tem segurança (já ficamos tanto em condomínios quanto em casas individuais), pesquise sobre o local

– Veja a estrutura em volta (mercado, farmácia, restaurante, padaria)

IMG_3250

De resto, muita paciência. A organização sempre pesa sobre alguém. Se foi sobre você, parabéns, as pessoas da sua família consideram que você tem capacidade para isso mais que os outros. Mas também cuidado para não abusarem da sua boa vontade kkkkkkkkkkk.

E, boas férias.

Espero ter ajudado.

bjs, xau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s